Ação de sensibilização sobre os piolhos na Biblioteca Municipal de Tondela

14.12.2017 |

A Associação de Pais e de Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, em parceria com o Centro de Saúde de Tondela, realizou, na passada quinta-feira, dia 7 de dezembro, uma ação de sensibilização sobre os Piolhos.
Estes podem ser transmitidos principalmente através do contato direto, das brincadeira entre as crianças, na partilha de artigos de uso pessoal como toalhas de banho, lençóis de cama, pentes, escovas, presilhas de cabelo, bonés, chapéus e toucas de cabelo.
O lugar preferido dos piolhos são as cabeças das crianças mas quer adolescentes, quer adultos não estão livres dessa infestação.
A pediculose é uma doença provocada pela infestação de Pediculus humanus capitis (piolho) e lêndeas (ovo do piolho) no couro cabeludo, um parasita comum que acomete preferencialmente as crianças em idade escolar.
O tratamento deverá ser curativo, com o uso de medicamento tópico e preventivo, para ter certeza que o problema foi solucionado e evitar novas infestações.
Os medicamentos tópicos (pediculicidas) são vastos e eficazes na destruição de piolhos e lêndeas.
Como podem ser adquiridos sem receita médica, é importante compreender que existem recomendações específicas para cada tipo de produto comercializado.
Normalmente, os especialistas recomendam repetir o tratamento entre 7 e 10 dias para garantir a cura.
De um modo geral, independentemente do produto que for utilizado para combater a infestação por piolhos, é importante verificar para qual idade ele é indicado e nunca exceder a quantidade recomendada para cada aplicação.