Associação de Municípios do Planalto Beirão anuncia redução de pelo menos 25 % no tarifário da água

26.06.2017 |

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão anunciou hoje uma redução de pelo menos 25% no tarifário da água dos utentes domésticos de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e Tábua, nos próximos seis meses.

De acordo com aquilo que disse esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o presidente do conselho directivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, Mário Loureiro, “a redução do tarifário da água, em pelo menos 25%, será concretizada no prazo máximo de seis meses”.

O responsável sustentou que “a associação está convicta, com base em estudos desenvolvidos, de que existem hoje novas condições para renegociar a concessão, tendo em vista a redução do tarifário actualmente existente, o que muito beneficiará a população servida pela concessão”.

De acordo com o autarca de Tábua, a redução em pelo menos 25% é possível com a “conjugação de variados eventos ocorridos na concessão”, entre os quais “alterações significativas no que respeita ao valor médio anual do indexante Euribor a seis meses, não correspondendo ao previsto no Caso Base, com impacto direto na concessão”, para além de alterações da legislação e de normas fiscais.

Aos jornalistas, Mário Loureiro esclareceu que o processo negocial com a Águas do Planalto avançará nos próximos dias, existindo já a garantia de que a concessionária está disponível para negociar.