Biblioteca Municipal de Viseu reabre na próxima semana

10.04.20218 |

A Biblioteca Municipal de Viseu, que está encerrada há cerca de um mês devido a “intervenções de caráter técnico”, vai reabrir no início da próxima semana, anunciou o vereador da Cultura, Jorge Sobrado.

Em declarações aos jornalistas, Jorge Sobrado explicou que a biblioteca se encontra fechada devido à criação de uma nova sala de leitura e também para resolver problemas relacionados com infiltrações, que se arrastavam há muitos anos.

Na opinião do vereador, “foi necessário intervir” e “não era razoável estar a prestar um serviço manco à população”.

Segundo Jorge Sobrado, a biblioteca reabrirá no início da próxima semana, mas a intervenção referente às infiltrações só ficará concluída no verão, “debelando, de uma vez por todas, os problemas que há 15 anos o equipamento já vinha a registar”.

“Estamos a falar de tetos falsos e de algumas infiltrações em paredes”, explicou, acrescentando que não houve danos nos títulos que integram a coleção da biblioteca.

O vereador disse que a intervenção em curso está orçada em mais de 300 mil euros, “incluindo a criação de uma nova sala de leitura, que está construída” e que aguarda apenas a chegada do equipamento para que comece a funcionar.

“Será expandida a capacidade de receber público, quer do ponto de vista do número, quer do ponto de vista do horário”, frisou.

As obras, que estão a ser levadas a cabo pelo Departamento de Obras Municipais e Ambiente do município de Viseu, obrigaram ao cancelamento de várias atividades, como as integradas na programação da Semana Santa.