Bloco de Esquerda visita populações e áreas ardidas

28.10.2017 |

 

O Deputado do BE – Bloco de Esquerda e Presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente, Pedro Soares, esteve esta sexta feira, dia 27 de outubro, em Tondela, numa reunião de trabalho com o Presidente da Câmara Municipal.

“O encontro está inserido num vasto acompanhamento distrital feito por vários dirigentes distritais e nacionais, bem como no acompanhamento nacional feito por vários deputados, às populações e áreas ardidas”, sublinhou o BE.

Pedro Soares, acompanhado de dirigentes nacionais e distritais, ouviu de José António de Jesus as principais preocupações, consequências dos danos causados pelo incêndio do passado dia 15 no concelho. O autarca estima que os prejuízos rondem os 30 milhões de euros, faltando contabilizar os prejuízos florestais e dos pequenos agricultores. No que diz respeito à indústria, comércio e serviços, “os danos deverão rondar os 12 milhões de euros”, enquanto os prejuízos em infraestruturas municipais estão “estimados em 1,2 milhões de euros”.

A Estação de Arte Rupestre de Molelinhos também não escapou às chamas, contando com “prejuízos de 93 mil euros”.

Outra das preocupações reiteradas pelo autarca de Tondela prende-se com os danos causados no aterro sanitário do Planalto Beirão, localizado no concelho e que trata anualmente 120 mil toneladas de resíduos de 19 municípios de três distritos.

Já este sábado, Catarina Martins e Pedro Soares, também acompanhado de dirigentes nacionais e distritais, visitam Oliveira de Frades, onde está também incluída uma visita à Zona Industrial, na companhia do Presidente da Câmara Municipal e estarão também em Vouzela para um outro encontro nos Paços do Concelho, seguido de visita a várias zonas ardidas, na companhia do Presidente da Câmara Municipal e representantes de Associações Florestais.