Câmara de Nelas apela à poupança da água

04.10.2017 |

A Câmara de Nelas apelou à moderação do consumo de água neste “período de seca excecional”, avisando que o abastecimento através da Barragem de Fagilde só está garantido durante mais 30 dias.
Numa informação colocada no sítio da Internet da autarquia e divulgada à comunicação social, o município refere que, juntamente com as Câmaras de Viseu, Mangualde e Penalva do Castelo e o Governo “se estão a promover todas as medidas necessárias a minimizar as consequências de falta de água”.
Segundo a autarquia, estão a ser promovidas “alternativas que garantam o maior grau possível de normalidade no abastecimento”.
Na segunda-feira, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admitiu o risco iminente de escassez de água nos concelhos servidos pela Barragem de Fagilde, no distrito de Viseu, se continuar a não chover.
A Câmara de Viseu adotou, no final de julho, um plano municipal de contingência para diminuir consumos de água, atendendo a que a disponibilidade de água na barragem de Fagilde já estava a ser afetada devido à seca.