Caramulo acolhe Semana Gastronómica do Cabrito e Feira de Artesanato

09.06.2018 |

Está a decorrer até amanhã a XII Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, na vila do Caramulo. 

Durante a cerimónia de abertura, que aconteceu ontem, ao final da tarde, o vereador do Desenvolvimento Económico e do Turismo da Câmara de Tondela, Pedro Adão,  realçou a importância de se valorizarem os produtos locais e de se apostar no setor primário.

“Este evento é um incentivo à produção e criação do cabrito da Serra do Caramulo, derivando para outras áreas, como os enchidos e também as queijarias”, sustentou.

Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia do Guardão, António  Ferreira, enalteceu a importância da parceria entre as três entidades organizadoras, que proporcionam a realização de um grande evento no concelho.

Já o responsável da Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, José Dias, destacou toda a dinâmica em torno da gastronomia, enquanto património cultural do concelho de Tondela.

“A Confraria está sempre disponível para promover o concelho de Tondela”, acrescentou.

A ocasião serviu também para o Município de Tondela assinar um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia do Guardão, no montante de 140 mil euros.

De seguida foi feita a bênção do veículo dos sapadores florestais da Associação de Freguesias da Serra do Caramulo.

Este evento de três dias é organizado pela Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo e pela Freguesia do Guardão, contando com o apoio do Município de Tondela.

Conta com a participação de 12 restaurantes, localizados em vários locais da Serra. Dois destes restaurantes estão presentes no Pavilhão Municipal do Caramulo, em paralelo com a Feira de Artesanato e Produtos Locais.