Crianças do concelho de Tondela visitam Cooperativa Terras de Besteiros

26.04.2017 |

As crianças do primeiro ciclo de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Tondela, cerca de 740 alunos, têm vindo a efectuar uma visita aos laranjais de Castelões e à sede da Cooperativa Terras de Besteiros (junto ao Jardim de Infância de Castelões).
A iniciativa, inserida no Projeto “Regime da Fruta Escolar” do Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Tondela, no presente ano letivo, tem como objetivo dar a conhecer a todos os alunos do 1º Ciclo um produto endógeno do concelho que é a laranja de Besteiros.
Na manhã desta quarta-feira, dia 26 de abril, a acompanhar um grupo de crianças das escolas dos Outeiros e de São Miguel do Outeiro estiveram o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, o veredor Pedro Adão e Raquel Nunes, do Gabinete de Educação do Município, para além dos responsáveis da Cooperativa, Diamantino Costa, Miguel Torres e Sérgio Rodrigues e da directora do Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo, Helena Gonçalves , assim como a nutricionista Emília Borges e as respectivas professoras e auxiliares mas também o presidente da Junta de Freguesia de Castelões, Gonçalo Pereira.
A atividade que procura também sensibilizar os mais novos para a importância da fruta na alimentação, culminou com a plantação de uma laranjeira na espaço exterior da actual sede da Junta de Freguesia de Castelões.
Conforme os seus Estatutos, as áreas de intervenção da Cooperativa Terras de Besteiros são o setor agrícola, o artesanato, serviços e cultura ou outros projetos significativos para o território. 
Como projetos de referência salientam-se o Mercado de Produtos Locais “Ao’Sabor” e a valorização e recuperação da laranja de Besteiros, fruto muito importante na alimentação bastando uma laranja para satisfazer a dose diária de vitamina C recomendada.