Escola Secundária de Tondela participa na “Ação Escola SOS Azulejo”

03.05.2018 |

A Escola Secundária de Tondela associa-se esta sexta-feira, dia 4 de maio, à “Ação Escola SOS Azulejo” que pretende valorizar o património azulejar português, antecipendo as comemnorações do Dia Nacional do Azulejo, que se assinala a 6 de maio.

Assim, amanhã, entre as 12h e as 13h30m , decorrerão uma série de atividades nos átrios daquele estabelecimento de ensino.

Paralelamente há outras iniciativas que têm vindo a decorrer, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica como a sensibilização dos alunos para a importância da preservação do património, nomeadamente a azulejaria; o levantamento dos azulejos/padrões existentes em monumentos e edifícios da cidade de Tondela, pelos alunos do 9º ano, assim como trabalhos de pesquisa e registos de observação in loco dos azulejos/locais identificados; a elaboração, a partir de uma estrutura modelar, de projetos para um painel pelos alunos do 8º ano; pinturas em azulejo vidrado cru e montagem do painel.

Esta sexta feira será feita publicamente a divulgação/exposição dos trabalhos desenvolvidos, para a comunidade, estando também prevista a realização de um Workshop de pintura em azulejo.

Este ano, a ‘Ação Escola SOS Azulejo’, coordenada pelo Museu da Polícia Judiciária, conta com perto de 12.000 participantes, de norte a sul do país.