FICTON 2017 assinala bodas de prata

02.09.2017 |

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, estima que passem pela feira industrial e comercial do concelho, que este ano assinala um quarto de século, entre 80 a 100 mil visitantes ao longo dos 10 dias.

Na conferência de apresentação do programa para a FICTON 2017, que decorre de 08 a 17 de setembro, José António Jesus sublinhou que esta é uma data especial do maior evento cultural e económico promovido pelo município, que assinala as bodas de prata.

De acordo com o autarca, o orçamento para a realização deste certame ronda os mesmos valores do último ano, altura em que foi alargado para um período de 10 dias.

“Impusemo-nos um parâmetro, que era não ultrapassar o valor do ano anterior, em que alargamos o período da FICTON a dois fins de semana. Ronda os 230 mil euros que nos impusemos, para não pensarem que por ser ano eleitoral teria mais custos: é um modelo de contenção, mas de ambição”, sustentou.

Cerca de 90 expositores, com o melhor do concelho, serão instalados no Pavilhão Desportivo Municipal, enquanto nas imediações estarão perto de uma centena, para além de nove tasquinhas e oito bares.

Ao longo dos 10 dias a música terá também lugar de destaque, subindo ao palco Diogo Piçarra a 08 de setembro, Richie Campbell a 09, Marco Paulo a 10, P*ta da Loucura a 12, DAMA a 13, Matias Damásio a 16 e Rebeca a 17.

A 14 de setembro chega o espectáculo Dancefloor da RFM, dividindo-se pelos restantes dias a actuação de vários grupos do concelho.

A programação da FICTON inclui também um dia dedicado a juventude e outro às freguesias, para além de se associar aos aniversários dos Bombeiros Voluntários de Tondela e da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar.

O dia do município, que se assinala a 16 de setembro, tem a sessão solene agendada para as 18:30, com entrega de galardões municipais ao militar de Abril José Sampaio, ao arqueólogo Cláudio Torres e ao pároco João Dinis.