Fundação taiwanesa entregou em Tondela donativos a vítimas de incêndios de outubro

10.06.2018 |

A fundação budista Tzu Chi de Taiwan esteve, mais uma vez, em Tondela, a entregar donativos a famílias que foram atingidas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro do ano passado. A cerimónia decorreu durante a manhã de hoje no Auditório Municipal de Tondela.

Ao todo, “foram entregues 122 vouchers, no valor de 525 euros cada, que as famílias contempladas poderão utilizar na compra de alfaias agrícolas”, pode ler-se numa nota do Município.

Já em fevereiro tinham sido entregues 73 vouchers.

Durante a cerimónia, Jackson Chen, da fundação Tzu Chi, explicou que, após a primeira entrega de vouchers, foi mantido o contacto com Município de Tondela, de forma a perceberem se ainda seria necessário voltar a ajudar.

“Trabalhámos arduamente para a distribuição de hoje, depois de sabermos que ainda havia famílias com dificuldades. Sabemos que é pouco, mas vamos rezar para que se possam reerguer”, referiu.

Para além dos vouchers, foram ainda entregues cachecóis feitos a partir de garrafas de plástico recicladas, mostrando que, para além da preocupação com as pessoas, esta fundação de Taiwan não descura também a questão ambiental.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, realçou a importância destes donativos, pois “os apoios maiores ou menores são sempre necessários”.

“Quero agradecer a ajuda ao nosso concelho, pela segunda vez . Esta é uma organização mundial que não ficou indiferente aos incêndios”, acrescentou.

De acordo com José António Jesus, estas organizações dão um bom exemplo de cooperação e mostram que para ajudar não há fronteiras.

“Se juntarmos todos os esforços, pouco a pouco, as coisas vão-se reerguendo. Esta ajuda é muito importante para isso”, acrescentou.

Nesta ocasião, o presidente da Câmara de Tondela aproveitou ainda para realçar que também os trabalhos de reconstrução de casas já são visíveis, num concelho onde os incêndios de outubro do ano passado atingiram mais de 400 habitações, sendo cerca de 250 de primeira habitação.