Gripe pode ser prevenida pela vacinação

14.11.2016|

A Unidade Local de Saúde Pública de Tondela – ACeS Dão Lafões, alerta, nesta altura do ano, para a vacinação contra gripe.
A gripe é uma doença contagiosa que, maioritariamente, cura espontaneamente. Mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. 
De acordo com informações divulgadas pela Unidade Local de Saúde Pública de Tondela, a vacinação iniciou-se em outubro e deve ser feita preferencialmente até ao final do ano. A vacina pode ser administrada durante todo o outono e inverno.  A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada a:  Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;   Doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade);   Grávidas;   Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares de idosos).  Aconselha-se também a vacinação às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos. 
A vacina é gratuita nos centros de saúde para as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e residentes ou internadas em instituições  de grupos de maior risco clínico.
De acordo com a coordenação do Programa de Vacinação ACeS Dão Lafões, outras medidas para prevenir as infeções respiratórias, para além da vacinação contra a gripe, são a higiene frequente das mãos e a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço).
Se tiver dúvidas, ou se tiver febre, tosse e dores de cabeça ou musculares, não deve correr para as urgências. Ligue primeiro para a linha Saúde 24 – 808 24 24 24. 

gripe