Loriga, em Seia, recria tradições Lusitanas e apresenta Festival FOLK

12.07.2018 |

Inspirado na identidade Lusitana, no lendário Viriato e em todos os heróis das batalhas contra os invasores Romanos, a vila de Loriga, localizada no concelho de Seia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, recebe, este fim-de-semana, de 13 a 15 de julho, o projeto “Loriga Vila Lusitana”.

Nesta segunda edição do evento, que teve a sua génese no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Seia, a organização, um grupo de cidadãos da Vila, apresenta mais uma vez o Lusitânia Folk, um Festival que apresenta projetos musicais inspirados na música Celta e onde se destaca a presença do projeto Alma Menor, Velha Gaiteira e Galandum Galundaina. Este ano a organização apresenta também grandes projetos musicais internacionais, como Fetén Fetén e Virandeira, oriundos de Valladolid e Vigo respetivamente.

Integra ainda a programação uma Feira Lusitana, onde a gastronomia, o artesanato e as recriações históricas estão também alinhadas com o conceito do evento, as tradições lusitanas e a cultura celta. Uma das atrações da Feira é a casa de Viriato, onde se procura retratar o modo de vida dos lusitanos. A reconstituição histórica da visita de mercadores romanos e a recriação da traição e morte de Viriato são outros momentos altos da programação.