Mais de uma dezena de casas arderam em Tondela

16.10.2017 |

Mais de uma dezena de casas já arderam no concelho de Tondela, encontrando-se outras ainda a ser fustigadas pelas chamas numa área envolvente à cidade, disse à Lusa o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus.

“Seguramente mais de uma dezena de casas já arderam em várias povoações. Numa ronda rápida que fiz, na área envolvente à cidade, são várias as casas que ainda estão a arder”, lamentou o autarca.

De acordo com o o presidente da Câmara de Tondela, o concelho vive uma situação de “completa imprevisibilidade da evolução do fogo”, ao contrário do que se viveu nos incêndios de 2013.

“É de facto uma coisa dantesca, porque as direções e as projeções são de tal forma imprevistas e inconstantes. A direção do vento é de tal forma crítica que, de um momento para o outro, estão novas projeções a surgir”, acrescentou.

A grande preocupação tem passado por retirar as pessoas dos locais mais críticos, embora a situação esteja “altamente imprevisível”.

“Muitas povoações não têm rede elétrica e as comunicações não funcionam devidamente, o que vai criando muita dificuldade, sendo também verdade que os meios não eram os adequados. Muitos recursos estavam dispersos por outros concelhos e em outras frentes de combate”, apontou.