Meio milhão de euros para obras na Escola Secundária de Viriato

09.08.2017 |

As obras de requalificação da Escola Secundária Viriato, em Viseu, orçadas em meio milhão de euros, deverão estar concluídas dentro de um ano, anunciou o presidente da Câmara, Almeida Henriques.
O investimento contou com a comparticipação de fundos estruturais do Portugal 2020.
O projeto tem como objetivo “reabilitar todos os edifícios existentes, eliminar e substituir as coberturas de amianto por painéis isotérmicos, dotar as salas de aula e espaços de trabalho de melhores condições de funcionamento e conforto e assegurar um elevado padrão de eficiência energética”.
“A substituição de pavimentos e pinturas de paredes e tetos que se encontram degradados, a colocação de uma segunda caixilharia de correr, pelo interior, nas janelas e a substituição das caixilharias de batente por caixilharias com rutura térmica, de forma a melhorar a eficiência energética do edifício” estão previstos na empreitada.
Ao nível dos laboratórios “existirá uma intervenção nas bancadas, de forma a garantir a sua funcionalidade e o conforto dos alunos”, e as instalações sanitárias serão melhoradas, com “a substituição de revestimento e louças sanitárias, bem como a recuperação de paredes e tetos”.
A Escola Secundária Viriato foi construída em 1985. As obras eram reclamadas há quase uma década.
A intervenção da Câmara de Viseu neste equipamento resultou de um acordo celebrado em 2015 com o Ministério da Educação, que é o proprietário da escola.