Mercado Velho acolhe Relógios de Sol

25.10.2016 |

Pela primeira vez, a Galeria de Exposições do Mercado Velho, em Tondela, apresenta, até 11 de Novembro, uma exposição de Relógios de Sol da autoria de Pedro Gomes de Almeida.

Para o Município de Tondela, “o relógio, na história de vida que transporta consigo, tem sido por muitos ignorado, devendo ser preservado e dado a conhecer”.

A cerimónia de inauguração desta exposição, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 24 de Novembro, contou com as presenças do Vereador da Cultura na autarquia tondelense, Pedro Adão, do director do Centro de Emprego Dão-Lafões, Gonçalo Ginestal e do Presidente da União de Freguesias de Tondela/Nandufe, José Manuel Mendes, para além de duas turmas de alunos do quarto ano do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo.

O autor desta mostra, Pedro Gomes de Almeida, que nasceu em 1941 e é natural de Celorico da Beira, é membro da sociedade Astronómica de França – Comissão dos Relógios de Sol. Desde muito novo que a astronomia, as conquistas espaciais, a poluição, as energias renováveis ditas alternativas e o património foram temas que lhe despertaram a curiosidade.

Durante os últimos 25 anos tem-se dedicado aos Relógios de Sol, possuindo cerca de uma centena de peças.