Ministério da Administração Interna garante reforço de efectivos e meios na PSP de Viseu

15.05.2017 |

O PCP está confiante que as carências de efetivos e de meios materiais sentidas no comando distrital de Viseu da PSP “serão satisfeitas em breve”.
Após declarações públicas do comandante da PSP de Viseu, que aludiu à falta de efetivos e à degradação ou inexistência de viaturas adequadas ao desempenho de missões de patrulhamento, segurança e vigilância, o grupo parlamentar do PCP questionou a ministra da Administração Interna sobre o assunto.
Na resposta dada pelo gabinete da ministra é referido que “o eventual aumento do efetivo” em Viseu está “dependente da conclusão do Curso de Formação de Agentes que se encontra a decorrer na Escola Prática de Polícia, considerando sempre a exigente gestão global de recursos humanos de todo o dispositivo da PSP”.
“Sempre que considerado necessário, de acordo com a análise sistemática da criminalidade e no âmbito da realização de operações de segurança, o comando distrital de Viseu é pontualmente reforçado com efetivo policial de outras unidades de polícia”, salienta.
No que respeita aos meios materiais, garante que “está prevista a aquisição de veículos de todas as tipologias necessárias à PSP, que atenuarão as necessidades do dispositivo da PSP, incluindo o comando distrital de Viseu”.
A disponibilização de mais viaturas “está dependente dos procedimentos em curso e dos que venham a ocorrer no âmbito da Lei nº 10/2017, de 03 de março”, acrescenta.
O PCP de Viseu congratula-se com esta reposta do gabinete da ministra e promete “ficar vigilante quanto à necessária concretização das medidas anunciadas, indispensáveis ao cabal desempenho das missões de vigilância, segurança de pessoas e bens e intervenção”.