Mortágua celebra Natal com programação para todas as idades

05.12.2018 |

À semelhança de anos anteriores, o Município de Mortágua delineou um programa diversificado com o objetivo de celebrar a quadra natalícia. Musical, Concertos, Cinema infantil, Mercadinho, Exposições, Pista de gelo, Animação de rua, além das tradicionais iluminações de Natal, são várias as atrações que prometem espalhar a magia e o espírito do Natal.

Uma pista de gelo com 100m2, instalada na Praça do Município, será uma novidade e atração para quem se deslocar ao Mercadinho de Natal, a ter lugar no dia 9 de dezembro. No Mercadinho os visitantes poderão encontrar “produtos e artigos relacionados com a quadra, como doçarias e decorações, além de produtos artesanais e outros que poderão constituir sugestões diferentes para as tradicionais prendas natalícias”. Durante o evento haverá ainda pequenos concertos a cargo do Coral Juvenil Sílvia Marques, Filarmónica de Mortágua e Banda Jarra Vazia, além de insufláveis e passeios a charrete com o Pai Natal, o Mickey e a Minnie.

Também no dia 9 realiza-se a segunda edição da Caminhada de Pais Natal pelas ruas do centro de Mortágua, com início às 9h30, no Parque das Nogueiras. O convite é para as pessoas se vestirem de Pai Natal ou trazerem algum adereço, como um simples gorro, e participar numa agradável manhã de exercício físico e convívio.

O Centro de Animação Cultural irá ser palco de vários espetáculos, a começar logo no dia 1, com a atuação do Ensemble de Cordas da Orquestra Clássica do Centro, tendo como convidada a soprano Rafaela Monteiro, natural de Mortágua. O espetáculo tem início marcado para as 21h00.

No dia 11, a Academia Saber+ irá apresentar um espetáculo de teatro e música, preparado pelos alunos e professores.

No dia 16 sobe ao mesmo palco o espetáculo de Teatro Musical “Alice no País das Maravilhas”, a famosa história que conta a aventura da jovem Alice no mundo dos sonhos, onde habitam animais e personagens inusitados. O espetáculo tem início às 16h00 e a entrada é gratuita.

E no dia 22, pelas 21horas, realiza-se o tradicional Concerto de Natal com a participação da Filarmónica de Mortágua, Coral Juvenil Sílvia Marques e Orfeão Polifónico de Mortágua. A programação de cinema irá também ser especial, com a exibição de dois filmes a pensar especialmente no público infantil: “O Quebra Nozes e os Quatro Reinos” (dia 2) e “Força Ralph 2” (dia 23).

Além destes espetáculos, o Centro de Animação Cultural irá acolher a Exposição “Um Coração cheio de Natal”, constituída por trabalhos alusivos ao Natal elaborados pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia (várias valências da instituição), Centro Balmar e Lar da Cruz. A Exposição abre no dia 7, pelas 14h30, e contará ainda com um momento de animação (Música e Contos) para os utentes das IPSS`s, dinamizado pelo ator João Correia. A Exposição estará patente ao público até ao dia 6 de Janeiro.

A Biblioteca Municipal irá acolher, no dia 7, pelas 21 horas, a atividade “Bibliodisco com o Pai Natal”, que promete divertir os mais pequenos. O Pai Natal vai ser o Dj de serviço!.

Para além das tradicionais iluminações de rua, a animação do Comércio Local contará com duas iniciativas. A campanha “Faça Mortágua Sorrir, compre no Comércio Local”, promovida pelo Município, e a Tômbola de Natal, numa parceria entre Município e ACIBA. As duas iniciativas pretendem sensibilizar e incentivar as pessoas a fazer as suas compras natalícias (pelo menos algumas) nos estabelecimentos comerciais do concelho, e decorrem de 1 de dezembro até ao dia de Reis.