Município de São Pedro do Sul candidata vitela e cabrito às “7 maravilhas à mesa”

13.03.2018 |

A Mesa de Manhouce e a Mesa de Covas do Monte vão representar o concelho de S. Pedro do Sul na eleição das “7 Maravilhas à Mesa”.
Nesta fase de candidatura, o Município, em parceria com a Cassepedro e Cooperativa 3 Serras, contemplou sete patrimónios nas categorias de Gastronomia, Vinhos e Azeites e Roteiros Turísticos. Numa próxima fase serão selecionadas 49 pré-finalistas, 7 de cada região.
Inspirada na etnografia da aldeia de Manhouce, esta mesa inclui a Vitela de Lafões, o vinho da Quinta da Moitinha e a Festa da Vitela, e pretende promover a qualidade deste produto endógeno, assim como divulgar a cultura desta freguesia.
A Mesa de Covas do Monte apresenta o Cabrito da Gralheira, o vinho Encostas de Lafões e a Rota do Pobreiro, dando a conhecer o cenário bucólico desta aldeia que vive da pastorícia e retrata o nosso país rural.
A edição das “7 Maravilhas à Mesa” pretende divulgar a identidade de cada território e eleger sete mesas representativas da gastronomia portuguesa, promovendo as regiões de Portugal enquanto destino turístico de referência.