Nova fábrica de tecnologia de escapes instalada no Lagedo

27.09.2016 |

“É um orgulho para o território”

O presidente da Câmara de Tondela congratula-se com a aposta do grupo alemão Eberspaecher no concelho, onde será instalada uma nova fábrica de tecnologia de escape, que irá criar 120 postos de trabalho em 2017.

O grupo alemão Eberspaecher revelou na segunda-feira que irá instalar na Zona Industrial do Lagedo, no concelho de Tondela, uma fábrica de tecnologia de escape, cuja produção deverá arrancar no início no terceiro trimestre de 2017.

A Eberspaecher fez saber que o novo edifício de produção e logística irá criar cerca de 120 postos de trabalho no local, até final de 2017, num total de 500 funcionários até 2020.

Numa conferência de imprensa que decorreu ao final da manhã de hoje, José António Jesus revelou que o processo de negociação para a instalação desta nova unidade no concelho de Tondela decorreu ao longo dos últimos dois anos.

No seu entender, a instalação desta nova fábrica vai fazer com que Tondela se torne “indiscutivelmente no concelho com maior potencial industrial instalado na região”.

Ao longo do seu discurso, o autarca de Tondela recordou que o primeiro investimento do ‘cluster’ automóvel se realizou há 25 anos, com a instalação da Huf Portuguesa, seguindo-se a Avon e Brose; para além de contar ainda com empresas de outras áreas como a Labesfal (produtos farmacêuticos), Bodum, Gialmar, Interecycling, entre outras.

A nova fábrica da Eberspaecher, a instalar em Tondela, irá fornecer componentes de ‘Hot-End’ e ‘Cold-End’ para veículos a gasóleo e gasolina, a fábricas de construtores de automóveis europeus em Espanha, Portugal e no norte de Marrocos. Isto inclui sistemas de escape completos, filtros de partículas de gasolina e catalisadores.

A Eberspaecher é um dos líderes mundiais de desenvolvimento e fornecimento de sistemas para a tecnologia de escape, aquecedores para veículos e sistemas de ar condicionado para autocarros.

É também um parceiro inovador competente da indústria automóvel na área dos sistemas de ar condicionado para veículos especiais e na eletrónica automóvel.

Em 2015, o grupo empresarial com presença internacional, com mais de 8.600 trabalhadores, obteve um volume de negócios de aproximadamente 4,4 mil milhões de euros.