Parque Urbano de Tondela encheu-se de Laços Azuis

27.04.2017

Cerca de duas centenas e meia de crianças dos Jardins de Infância de Tondela, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 27 de abril, no Parque Urbano da cidade, na Campanha do Laço Azul, uma iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças, dinamizada localmente pela CPCJ – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
A presidente da CPCJ de Tondela, Manuela Arede, lembrou que “prevenir e denunciar os maus tratos é responsabilidade de toda a comunidade, pois quando falha a proteção a uma criança somos todos culpados”.
Como já vem sendo hábito, assinala-se em abril o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância.
Uma das primeiras atividades desta iniciativa foi a distribuição e colocação de laços azuis, o símbolo desta campanha de prevenção, bem como a divulgação de informações sobre o tema.
O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo a demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.
As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos corpos. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.