PS Viseu satisfeito com requalificação do IP3 em perfil de autoestrada

02.05.2018 |

A Federação Distrital de Viseu do PS está satisfeita com o anúncio da requalificação do Itinerário Principal (IP) 3, entre Viseu e Coimbra, em perfil de autoestrada sem portagens, que considera “uma boa solução”.

“Carecendo ainda de algum desenvolvimento, é uma boa solução no que diz respeito às questões de segurança, ao equilíbrio dos recursos financeiros envolvidos a partir do OE (Orçamento do Estado) e aos seus impactos futuros no desenvolvimento do distrito de Viseu e da atividade económica, ao garantir o não pagamento de portagens para os seus utilizadores”, refere, em comunicado.

Segundo o PS, “tecnicamente, trata-se de uma proposta muito credível e ágil, o que cria a expectativa do início imediato das obras no IP3, o que merece uma aceitação generalizada”.

“A forma como este novo investimento de cerca de 130 milhões vai ser concretizado representa igualmente um compromisso com o rigor e a qualidade com que o país está a ser governado”, sublinha.

O PS considera que, “no passado recente, particularmente no anterior Governo que negociou o Portugal 2020, não houve o cuidado de garantir o financiamento comunitário para resolver os problemas de uma das mais importantes e movimentadas estradas do país, com altas taxas de sinistralidade, e que se encontra com elevado estado de degradação”.

“Nem vontade política, ou engenho, para utilizar o OE como fonte para esse financiamento”, lamenta.

Na opinião do PS, “ao invés de uma contestação fácil e populista ou da reivindicação irresponsável, o caminho a seguir é o da ação política persistente e construtiva, com uma grande confiança no trabalho e nas decisões do Governo liderado pelo primeiro-ministro António Costa”.

A Federação Distrital de Viseu do PS espera agora “sinais firmes e imediatos de avanços no terreno deste investimento”.