Um Pouco de História

 

Este projeto radiofónico há muito transformado em realidade e que dá pelo nome de Emissora das Beiras já tem 77 anos de vida. Setenta e sete anos de vida ao serviço da Gente das Beiras e das nossas Terras, tendo como lema Rádio Portuguesa, Independente e Beirã ! Nasceu na distante data de 1939, no dia 13 de Maio… 
DSC00636

Sede da Emissora das Beiras no Caramulo

À data da fundação por Joaquim António Seabra Rodrigues, a frequência modelada ainda era uma miragem… A Rádio Pólo Norte – Emissora das Beiras transmitia em onda média*, era a Estação CSB 20, a trabalhar no comprimento de onda de 205 metros, frequência de 1460 kHz (quilociclos por segundo). O cristal de quartzo era o objeto que permitia estabilizar rigorosamente a frequência 1460 kHz em onda média, atribuída oficialmente, numa convenção de Copenhaga. Ninguém mais podia utilizar esta frequência.

 

* Onda Média ou AM é uma faixa de rádio compreendida entre 530 e 1700 Khz utilizada para a radiodifusão sonora. A referência AM significa Modulação em Amplitude. A Frequência Modelada (FM) apareceu muito depois.

Cristal de quartzo que estabilizava rigorosamente a frequência que mais ninguém podia utilizar.

Cristal de quartzo que estabilizava rigorosamente a frequência que mais ninguém podia utilizar.

Os anos foram passando, com altos e baixos, com algumas interrupções no seu percurso, até que chegámos ao ano de 1989, dando início a uma nova vida, tendo como base a frequência modelada, em 91.2 FM stereo… Aqui e agora, agradecemos a quem de uma forma ou outra tem apoiado este projeto bonito que é a companhia de muitos ouvintes que estão connosco na Região Centro do País ou através da Internet para todo o Mundo, em www.emissoradasbeiras.pt.