Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género participa na Seminário “Desafios Sociais” em Tondela

09.11.2018 |

O Município de Tondela, no âmbito das atividades do Gabinete de Ação Social e do Programa Rede Social de Tondela, está a promover esta sexta feira o seminário “Desafios Sociais: Família, Escola & Comunidade”.

O evento conta com a parceria do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão.

Na sessão de abertura esteve presente esta manhã a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Monteiro.

A responsável adiantou que o governo quer alargar o atendimento especializado a vítimas de violência doméstica a todo o distrito de Viseu, avançando que só neste distrito há a registar, em média, duas ocorrências de violência doméstica denunciadas por dia, o que considera serem dados preocupantes.

Rosa Monteiro sublinhou ainda que hoje em dia há muitas e grandes mudanças na instituição familiar porque cada vez mais a esperança média de vida é maior, realçando, por outro lado, o papel fundamental da escola na educação para a cidadania e para a igualdade de género.

Já a vereadora da ação social do Município de Tondela, Sofia Simões Ferreira, lembrou o papel importante da rede social do concelho, que considera ser “um recurso central e ativo no desenvolvimento social e local”.

O Seminário está previsto terminar pelas 16h30m de hoje, contando o encerramento com as presenças da Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, de Margarida Henriques, do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu e do Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus.

Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.