Tondela acolheu VIII Capítulo da Confraria dos Carolos e Papas de Milho

08.10.2018 |

A Confraria dos Carolos e Papas de Milho assinalou no passado sábado, dia 6 de outubro, o seu VIII Capítulo, na cidade de Tondela, iniciativa que contou com a presença de 4 dezenas de Confrarias, oriundas de todo o país.
Na ocasião, foi dado destaque à Cooperativa Vários de Tondela e à EPT – Escola Profissional de Tondela, com a qual foi celebrado um protocolo que “vai permitir que os alunos confecionem os pratos de receituário recolhido e que, no final, seja editado um livro de receitas”.


De acordo com o Moleiro-mor da Confraria dos Carolos e Papas de Milho, a EPT tem vindo aos longo dos anos a dar um importante contributo para a qualificação de quadros médios da região e do país. João Carlos Figueiredo realçou, ao mesmo tempo,a criação do “carolito”, pastel ainda em fase de construção, confecionado com carolos, abóbora-menina, açúcar, ovos e canela, e que foi também apresentado publicamente no passado sábado.


O Moleiro-mor agradeceu todo o apoio que tem sido dado pelo Município de Tondela ao projeto da Confraria, deixando o desafio à autarquia para que no próximo ano se possa começar a construir o “momento gastronómico do concelho”, em parceria com a Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo.
Em resposta a este repto, o vereador da Câmara Municipal de Tondela, Miguel Torres, mostrou-se disponível para apoiar a iniciativa já que a gastronomia pode ter um papel importante na “afirmação do território”.
Por parte da EPT, o diretor, Miguel Rodrigues, lembrou que a Escola Profissional de Tondela é já Confrade de Honra e Confrade Amiga da Confraria dos Carolos e Papas de Milho, salientando a colaboração da instituição de ensino a que preside na “valorização da gastronomia local”.
Durante a cerimónia solene do VIII Capítulo da Confraria dos Carolos e Papas de Milho, foram entronizados 5 novos confrades efetivos: Conceição Vidigal,Branca Alice, Augusto Afonso, Paulo Santos e Daniel Antunes, assim como 2 novos confrades de honra: Isabel Faria e Pedro Olayo, a título póstumo,para além de ter sido agraciada a Cooperativa Vários de Tondela, com o título de Amiga da Confraria.
Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.