Verdes querem “requalificação urgente” de escola de Castro Daire

20.03.2018 |

O partido ecologista Os Verdes exigiu hoje a “requalificação urgente” da Escola Secundária de Castro Daire, que se encontra “num processo acelerado de degradação”.

Em comunicado, Os Verdes referem que esta escola do distrito de Viseu “entrou em funcionamento no ano letivo 1982/1983 e, desde essa data, o seu edificado, bem como o espaço envolvente, nunca foram submetidos a uma intervenção de fundo”.

Neste âmbito, a escola encontra-se “num processo acelerado de degradação, apresentando um conjunto de problemas que têm suscitado preocupação por parte da respetiva comunidade escolar e que se tem agravado face ao rigoroso inverno dos últimos meses”.

De entre os vários problemas que os edifícios apresentam, o partido ecologista realça “infiltrações e humidades que derivam da degradação das coberturas dos edifícios, paredes com várias fissuras, pavimento das salas com tacos de madeira muito degradado, irregular e com vários buracos”, que compromete a segurança dos alunos e professores.

O mau estado das caixilharias, “que conduz a perdas significativas de calor, comprometendo o aquecimento das salas de aula e levando ao aumento de custos” é também apontado.

“Acresce ainda o envelhecimento das canalizações de água e tubagem dos esgotos, que levam a perdas substanciais e originam ruturas, que fazem a escola despender recursos para suportar estas obras de remediação, quando o dinheiro deveria ser destinado à aquisição de recursos que contribuíssem para melhorar o processo de aprendizagem”, acrescenta.

Por tudo isto, o partido ecologista considera que a escola, que é sede de agrupamento, “deve ser alvo de obras urgentes de reabilitação dos edifícios e espaço exterior, indispensáveis à concretização do direito à educação e como forma de proporcionar condições dignificantes a toda a comunidade escolar”.

Nesse sentido, Os Verdes entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo que tome as medidas necessárias para a reabilitação desta escola.