Viseu estreita relações com Marrocos

16.07.2018 |

Uma delegação marroquina, da região de Souss Massa, esteve na semana passada em Viseu, “em busca de oportunidades de expansão e de investimento”. Tomando como ponto de partida as ações em curso, no âmbito das smart cities, e como a cidade as está a implementar, os contatos estabelecidos permitiram “lançar as bases para futuras cooperações entre entidades das duas regiões”.

De acordo com uma nota da autarquia, “o crescimento de Viseu enquanto cidade exemplo na área das smart cities mobilizou a visita do grupo, uma vez que quer dar o mesmo salto na sua região que vê na agricultura e no turismo a sua principal fonte de rendimento”.

Em Viseu, estiveram Abdeljabar Kastalani, Vice Presidente da Região de Souss Massa, Karim Achengli, Presidente da Câmara de Comércio de Indústria e Serviços de Sous Massa, Khali Nazih, Diretor do Centro Regional de Investimento da Região dê Souss Massa, e Ahmed Baroudi, Diretor Geral da Sociedade de Investimentos energéticos de Marrocos. Durante as visitas realizadas na cidade e fruto dos contatos com empresas, mostraram-se muito interessados não só no potencial de investimento na cidade região, como também nas possibilidades identificadas de participação de empresas e instituições de Viseu em projetos que estão atualmente a ser desenvolvidos não apenas em Agadir, como em toda a Região de Souss Massa.

No final da visita, ficou o convite das entidades Marroquinas para o aprofundamento dos laços de cooperação institucional com o Município de Viseu e de promoção de oportunidades de investimento para as empresas da região que será concretizado com um novo encontro, em Agadir, numa missão que envolverá as principais instituições e empresas de Viseu.