Voluntários reabilitam casas danificadas pelos incêndios de 2017 em Santa Comba Dão e Tondela

10.09.2018 |

Já começaram as obras de reabilitação de habitações afetadas pelos incêndios de 2017 em Santa Comba Dão e Tondela, ao abrigo do Protocolo de cooperação assinado entre a Fundação Amélia de Mello, a José de Mello Saúde, as autarquias de Santa Comba Dão e Tondela e a Associação Just a Change, em junho.  

Este protocolo “visa apoiar famílias nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017, em situação de vulnerabilidade social, dos concelhos referidos, através da recuperação interior e exterior das suas habitações e anexos agrícolas. Estas famílias foram identificadas pelas autarquias envolvidas por não terem sido incluídas nos apoios públicos concedidos e por não terem capacidade para adquirir ou recuperar as suas habitações. A conclusão da intervenção está prevista para o final do mês de setembro e, no total,  serão recuperadas 12 casas (duas construídas de raiz e 10 reabilitadas) e 4 anexos agrícolas”.

No final do ano passado, a José de Mello Saúde e a Fundação Amélia de Mello juntaram-se com o objetivo de “auxiliar as vítimas dos incêndios que deflagraram em outubro, na zona centro de Portugal, através da criação de uma conta solidária para a qual contribuíram os colaboradores da José de Mello Saúde e a própria organização”.

Durante todo o mês de setembro, colaboradores da Jośe de Mello Saúde de todo o país, incluindo do Hospital CUF Viseu, estarão em Santa Comba Dão e Tondela para trabalhar, enquanto voluntários, na recuperação das habitações. Os colaboradores da José de Mello Saúde juntam-se aos estudantes universitários voluntários da Just a Change, uma associação sem fins lucrativos que tem como missão reabilitar habitações de pessoas carenciadas.

As Câmaras Municipais de Santa Comba Dão e Tondela são as responsáveis pela ligação com as populações, de acordo com as suas competências no desenvolvimento de projetos estruturais visando a população mais vulnerável, designadamente em situações de emergência social.