Voto de Pesar do Município de Tondela a família de Gilberto Ferraz

23.05.2017 |

A Câmara Municipal de Tondela apresentou à família de Gilberto Ferraz o seu voto de pesar.
Natural de Tonda, freguesia do concelho de Tondela, onde nasceu em 09 de fevereiro de 1934, Gilberto Ferraz, agraciado com a Comenda de Mérito do governo português em 1995, por altos serviços prestados ao jornalismo, começou a carreira de jornalista no quinzenário “Espada do Senhor” em Portugal. Em 1965 mudou-se para Londres para trabalhar na secção portuguesa da BBC.
Permaneceu na estação pública britânica durante três décadas, tendo sido fundador e responsável pelo Departamento de Estudos de Audiência de Língua Portuguesa.
Durante quatro anos foi presidente do sindicato “Association of Broadcasting Staff”, tornando-se no primeiro não britânico a ocupar o lugar.
A partir de 1978 iniciou uma colaboração de correspondente com o Jornal de Notícias, funções que também exerceu, mais tarde, para a rádio TSF e, pontualmente, para a RTP.
Após a reforma e a nível pessoal dedicou-se à História, Meio Ambiente, Relações Internacionais e a atividades comunitárias, assistindo a Câmara de Barnet, em que residia, em assuntos sociais e educacionais.
Gilberto Ferraz revelou sempre um grande caráter de empenhamento profissional e cívico, constituindo uma voz ativa de Portugal, e do concelho de Tondela em particular, na diáspora portuguesa.
O jornalista manteve sempre a ligação ao concelho de Tondela, tendo, também, apresentado recentemente na cidade as suas publicações “Por Terras de Sua Majestade” e “Timor-Leste, Uma Dívida por Saldar”.
O prestígio granjeado na BBC e como correspondente de vários órgãos de comunicação social fez de Gilberto Ferraz um exemplo de excelência da própria comunidade lusa em Londres, pelo que o Município de Tondela reforça neste momento “a dedicação cívica, profissional e o grande sentido deontológico que Gilberto Ferraz sempre manifestou”.