24 de outubro: Dia Mundial da Luta contra a Poliomielite

24.10.2020 |

Os Rotários de todo o mundo estão unidos na luta contra a pólio, cujo combate se assinala numa efeméride global a 24 de outubro.

O Distrito 1970 de Rotary International está a dinamizar várias iniciativas de angariação de verbas para este combate, sendo que também está a decorrer uma campanha em comum dos dois Distritos de Portugal: um telefonema equivale a uma vacina. Quem quiser contribuir para esta causa só tem que ligar o 760 30 20 213, o valor da chamada (0,70 €+IVA) é equiparado a uma vacina. As verbas angariadas revertem na totalidade para o fundo internacional de combate à doença.

A Poliomielite ou Paralisia Infantil é uma doença infeciosa viral aguda transmitida entre seres humanos e atinge principalmente as crianças. Não há tratamento para esta doença; só a vacinação pode impedir a sua propagação.

Conscientes da gravidade e da possibilidade da erradicação deste flagelo, a Fundação de Rotary International, em parceria com a OMS, CDC, UNICEF, Fundação Bill e Melinda Gates, e a Aliança Global para Vacinas e Imunização entre outros, comprometeram-se e empenharam-se nessa luta, juntando-se na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio.

Após Rotary International ter lançado a primeira campanha de vacinação nas Filipinas em 1979 e criado o programa PÓLIO + em 1985, assumiu o compromisso de levar à erradicação da Pólio em 25 anos. Não o conseguiu por culpa dos numerosos conflitos armados que impediram as campanhas de vacinação, nos territórios em conflito. Quando foi lançada a primeira campanha o poliovírus selvagem paralisava, a cada ano, mais de 350.000 crianças, em 125 países. Hoje, só 1% da população mundial ainda está exposta a esta doença mas é possível que nos próximos anos seja anunciada a erradicação total da pólio.

Desde 1996, com o apoio dos Rotários, a Iniciativa Global da Erradicação da Pólio (GPEI) administrou mais de nove mil milhões de doses de vacina oral antipólio, prevenindo um milhão e oitocentos casos de paralisia. Cerca de dois milhões de voluntários ajudam a vacinar 220 milhões de crianças contra a poliomielite, várias vezes ao ano, na região africana. Em 14 anos de trabalho pela erradicação da doença nesta parte do globo, os Rotários de todo o mundo contribuíram com 754 milhões de euros.

Hoje em dia esta doença é ainda endémica no Afeganistão e no Paquistão; os conflitos armados têm impedido a vacinação global da população infantil. A erradicação da pólio, a nível mundial, está à vista.

A vacina oral contra a poliomielite foi descoberta em meados dos anos 50, por Albert Sabin, judeu polaco nascido em 1906, naturalizado americano em 1930. “Muitos insistiram para que eu patenteasse a vacina mas eu não quis. Este é o meu presente para todas as crianças do Mundo”, afirmou o médico virologista e cirurgião. A vacina começou a ser ministrada a milhões de crianças a partir de 1959 e estamos prestes a pôr fim a esta doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.