40 mil peregrinos esperados em Fátima a 12 e 13 de maio

02.05.2017 |

O Movimento da Mensagem de Fátima, entidade que coordena a assistência aos peregrinos a pé, estima que 40 mil pessoas caminhem até ao Santuário de Fátima para a peregrinação de 12 e 13 de maio, presidida pelo papa Francisco.

Manuel Antunes, assistente espiritual do movimento, disse que a maioria dos fiéis que faz a caminhada a pé até Fátima – 60% – são mulheres e destacou a presença de “muitos jovens”.

“É um fenómeno que estamos agora a perceber, que os jovens começam a entrar um pouco nesta peregrinação a pé”, afirmou o sacerdote.

O responsável admitiu que se está a passar “o contrário daquilo que imaginava, que quando acabasse esta geração mais antiga que as peregrinações a pé iriam diminuir ou acabar, pelo menos o interesse”.

Questionado sobre as motivações que levam as pessoas a peregrinar a pé, Manuel Antunes informou que, num questionário feito há três anos, 60% dos inquiridos apontava o cumprimento de promessas, sendo que mais de 30% indicava outras razões, como pedir uma graça ou fazer penitência.

O assistente espiritual do Movimento da Mensagem de Fátima assumiu, ainda, haver descrentes entre quem faça a caminhada a pé até Fátima.

“Vêm alguns descrentes, descrentes neste sentido, sem uma vivência cristã normal”, declarou, frisando que “vêm pelo amor que têm a Nossa Senhora, por alguma coisa que lhe toque interiormente”.