700 atletas correram e ultrapassaram dezenas de obstáculos no Caramulo

16.04.2024 |

O Caramulo foi “invadido”, na manhã de domingo (14 de abril), por centenas de atletas para o arranque do circuito Trichallenge do OCR Police Challenge, a corrida de obstáculos mais desafiante e divertida do país.

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, abriu a corrida, tendo realçando a importância do território, em particular o Caramulo, receber esta competição que atraiu participantes de vários cantos do país.

Este ano participaram no OCR 700 atletas.  A autarca mostrou-se satisfeita com a adesão verificada, superior à edição do ano passado, acrescentando que esses números traduzem não só o poder de atração, como “o pulsar do concelho”.

“Quisemos trazer mais uma vez o OCR ao Caramulo, promovendo a nossa serra e a vila. Para nós o Caramulo é um sítio de eleição e que queremos sempre potenciar através de um conjunto de atividades que organizamos aqui. Este género de evento é muito importante para a promoção do território, mas também para dinamizar a economia local”, referiu.

Já o vereador com o pelouro do Desporto, Francisco Fonseca, disse esperar que todos os participantes tivessem desfrutado do percurso “magnífico” e das “belas paisagens da serra do Caramulo”, isto num dia de sol e calor.

“Espero que toda a gente tenha gostado, que o evento continue e que possamos estar cá para o ano. O Caramulo tem muito potencial para atividades diferenciadoras e condições ímpares para acolher eventos ligados à natureza, desporto e turismo”, afirmou.

Também Nelson Correia, da Nativewarriors, a empresa que promoveu a corrida, fez um balanço positivo do evento desportivo, salientando que este ano registou “uma maior adesão quer de atletas, quer de público e até mesmo uma grande envolvência da comunidade local, com todos a consideraram o evento como excelente”.

“Em termos competitivos foi muito disputado com os melhores atletas nacionais a marcarem presença e a disputa pelo pódio a sofrer alterações relativamente ao ano anterior, com muitos atletas a fazerem reconhecimento ao percurso no dia antes da prova”, explicou.

O Caramulo recebeu a vertente de Montanha do circuito Trichallenge. Samuel Castela, que o ano passado foi segundo classificado, foi o vencedor da prova na categoria de “elite”, tendo demorado 01h08, para completar os 11 quilómetros de trilhos e transpor os 30 obstáculos existentes ao longo do caminho. Luís Martins e Carlos Pinto ficaram no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

A categoria de “fun” juntou centenas de participantes, muitos dos quais naturais do concelho de Tondela, que aproveitaram a oportunidade para se desafiarem.

Este ano decorreu ainda uma caminhada, com um percurso de três quilómetros e com oito obstáculos.

Novidade nesta edição de 2024 foi também a existência de duas zonas para o público, uma junto à meta e a outra nos Viveiros, onde os espectadores puderam acompanhar algumas das emoções da corrida.

O OCR Police Challenge no Caramulo foi promovido pela Câmara Municipal de Tondela, com o apoio da Junta de Freguesia do Guardão. A organização do circuito Trichallenge é da Nativewarriors. Depois do Caramulo, a prova passará por Leiria (7 de julho) e Oeiras (13 outubro).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.