Acert estreia novo espetáculo a 13 de novembro em Tondela
02.10.2019 |
Um espetáculo que cruza novo circo com teatro e que é “uma metáfora da organização social” estreia-se a 13 de novembro, em Tondela, no âmbito do FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT.
“Desafios” é o nome do espetáculo produzido pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, em parceria com João Paulo Santos.
O ator Pompeu José, do Trigo Limpo, frisou esta manhã, em conferência de imprensa, que “o título tem a essência do espetáculo”.
“É uma metáfora da organização social do ser humano, ou seja, metemos limites, criamos regras e depois rebentamos com elas”, explicou, acrescentando que “a palavra não vai ser o essencial”, disse.
O espetáculo contará com a participação de atores do Trigo Limpo e mais seis amadores que costumam trabalhar com a companhia, no total de 11 pessoas. Miguel Cordeiro estará a tocar ao vivo.
João Paulo Santos disse esperar que o trabalho em palco “deixe a possibilidade de uma outra leitura, não só uma leitura literal”, mas que o público questione: “o que eles querem realmente dizer?”.
“Desafios” terá uma apresentação prévia às escolas no dia 12 e a estreia no dia 13. No primeiro trimestre de 2020 andará em circulação pelo país.
Ilda Teixeira, da ACERT, disse aos jornalistas que o 25.º FINTA – que se realiza de 13 a 16 de novembro – apresenta “11 propostas de espetáculos muito diversificados em termos criativos e estéticos”.
Já José Rui Martins adiantou que o Trigo Limpo fará “uma digressão artística e solidária com Moçambique”, que vai acontecer de 26 de outubro a 06 de novembro.
Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.