ACERT faz digressão artística e solidária a Moçambique
03.10.2019 |
A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) anunciou ontem que vai fazer uma digressão a Moçambique, onde apresentará quatro espetáculos e estreitará laços com uma escola da cidade da Beira que foi afetada pelo furacão Idai.
José Rui Martins, da ACERT, explicou em conferência de imprensa que a digressão artística e solidária – que decorrerá de 20 de outubro a 09 de novembro – surgiu na sequência de um convite do Teatro Avenida/Grupo Mutumbela Gogo para participar no festival “Ahoje é ahoje”.
Segundo José Rui Martins, trata-se de uma visita preliminar para “tomar contacto com a realidade”, não apenas ao nível de carências, mas também “a realidade da própria escola, as suas dinâmicas, os seus alunos e professores, que continuam a dar aulas como se nada se passasse”.
Por entenderem que “a cooperação não deve ser chegar, doar o que quer que seja e depois ir embora”, mas sim “uma relação continuada”, assim que regressarem de Moçambique, os elementos da ACERT farão sessões nas escolas de Tondela, na secundária Alves Martins (Viseu) e nos conservatórios de música de Coimbra e de Santa Comba Dão, que futuramente integrarão o projeto.
“Com os sinais que trouxermos deste primeiro contato – fotografia, vídeo e a nossa oralidade muito regada com a parte emocional – vamos promover sessões nestas escolas para transmitir o que vimos”, frisou José Rui Martins.
O objetivo é não só alertar para a situação em que se encontra a escola, mas também possibilitar a troca de experiências, cabendo depois a cada um dos aderentes ao projeto decidir “qual a estratégia que segue para alimentar essa relação”, acrescentou.