Alunos de Viseu Dão Lafões aprendem a combater a vespa asiática

05.01.2023 |

Centenas de alunos de escolas de Viseu Dão Lafões vão começar o ano de 2023 a aprender mais sobre o que devem fazer se detetarem a presença da vespa asiática, ou velutina, no território. Esta iniciativa insere-se no projeto “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, e arrancou ontem, dia 04 de janeiro, em Mangualde. 

As ações de sensibilização relativas ao combate à vespa velutina são destinadas a alunos do 8.º e 9.º anos e são dinamizadas pela Coopbei (Cooperativa Agrícola e Apícula das Beiras).  

O objetivo do projeto é melhorar o conhecimento da população da região Viseu Dão Lafões quanto a comportamentos e procedimentos a adotar quando detetada a presença da espécie exótica invasora Vespa velutina. Pretende-se alargar a aplicação de medidas preventivas e tornar mais eficaz o controlo e minimização dos efeitos nefastos desta espécie. 

O projeto prevê a realização de ações de sensibilização em todos os concelhos que integram a CIM Viseu Dão Lafões. A iniciativa de ontem contou com a participação de 50 alunos do 8.º ano da Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara, em Mangualde. Estão já agendadas ações idênticas na Escola EB D. Duarte, em Vil de Soito (12 de janeiro, das 15h20 às 16h10, para 57 alunos do 8.º ano), na Escola Secundária de Viriato, em Viseu (17 de janeiro, das 14h30 às 15h30, para alunos do 8.º ano) e na EB Dr. Azeredo Perdigão, em Abraveses (19 de janeiro, das 16h20 às 17h10, para 22 alunos do 9.º ano). 

Estas ações de sensibilização vão ao encontro das orientações do “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal”, contribuindo para a sua implementação à escala sub-regional. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.