Aveiro: GNR apreende mais de meia tonelada de amêijoa-japonesa subdimensionada

14.03.2022 |

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu 556 quilos de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum) subdimensionada, no concelho de Aveiro.
No decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura, transporte e armazenamento de bivalves, os militares da Guarda detetaram um indivíduo de 44 anos a transportar, numa viatura, os moluscos bivalves sem as medidas regulamentares mínimas.
Esta ação resultou na identificação da empresa proprietária dos bivalves, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 37 500 euros.
O auto foi remetido para a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.