Barro Negro de Molelos e Bonecos de pano de Santa Comba Dão são candidatos às 7 maravilhas da Cultura Popular
09.03.2020 |
A ADICES – Associação de Desenvolvimento, acaba de candidatar a louça negra de Molelos e os bonecos de pano de São João de Areias, Santa Comba Dão, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, concorrendo na Categoria Artesanato.
A freguesia de Molelos, no concelho de Tondela, desde épocas remotas, tem sido um importante centro produtor de artefactos de barro negro. As excelentes argilas de exploração de âmbito local e as crescentes necessidades do mercado, levaram ao desenvolvimento de uma importante atividade artesanal, tornando os oleiros e a sua arte, uma notável escola para muitas gerações.
Cântaros, bilhas e moringues, padelas, assadores e fogareiros, bilhas de segredo, jarros, púcaros, talhas, alguidares e tendedeiras, chocolateiras, etc., fazem ainda parte do inventário tipológico, cumprindo, umas funções tradicionais, utilitárias, outras decorativas, estéticas, com padrões ornamentais de cariz popular.
De todas as peças a mais emblemática é a “Bilha do Segredo”, famosa devido ao segredo que lhe dá o nome. Este segredo permite beber água por esta bilha sem a verter.
Já relativamente aos bonecos de pano, eles nascem numa oficina artesanal situada em São João de Areias, no concelho de Santa Comba Dão, pelas mãos de Isabel Gomes, cujo labor iniciou há mais de três décadas. Alia as técnicas mais antigas da costura à criatividade e, com reconhecido talento, faz com que o mundo mágico dos contos infantis e das bonecas de outrora ganhem corpo e cheguem a casas, escolas, bibliotecas transformando-as em palcos de populares formas de contar histórias, transformando-as em momentos de partilha entre gerações ressoando, não raras vezes, a frase “no meu tempo era assim que se brincava”.
Uma das mais populares peças de artesanato que cria é a que dá nome à sua oficina: a Feiticeira; uma boneca que evoca sorrisos de adultos e crianças e que relembra estórias, contos e lendas que passam de boca em boca, de avós para netos.
Emblemática, esta “Feiticeira” parece abrir caminho para o mundo das histórias, cada uma das outras peças é um convite a manter tradições populares, das que são nossas, portuguesas, e que fazem de nós um povo singular.
Ambas as candidaturas foram apresentadas em estreita articulação com os Municípios de Santa Comba Dão e Tondela.