BE lamenta esgoto à céu aberto em São João de Areias, Santa Comba Dão

03.06.2020 |

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda (BE) lamenta a existência de um esgoto à céu aberto na freguesia de São João de Areias, no concelho de Santa Comba Dão.

Em entrevista à Emissora das Beiras, Diego Garcia, daquela estrutura partidária conta que, no dia 28 de maio, o movimento “Mexer São João de Areias” denunciou a situação, chamando a atenção para “uma tampa de esgoto a deitar os efluentes, que deveriam ir para a também deficitária ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) dos Prados, para alguns terrenos agrícolas localizados na sua envolvente”.

“Segundo as pessoas afetadas, as entidades competentes já estavam avisadas desta situação que acontecia há alguns dias”, refere o responsável do BE, acrescentando que a Junta de Freguesia de São João de Areias confirmou ter conhecimento da situação e que já terá alertado a Câmara Municipal.

No entanto, a resposta da autarquia foi que “a sua viatura ligeira 4×4 se encontrava avariada em reparação, estando a usar uma outra viatura maior que, pela sua dimensão, não se podia deslocar ao local por restrição de acesso (via estreita)”, acrescenta.

De acordo com o BE, “a situação foi denunciada no dia 28 de maio, mas os efluentes já estavam a transbordar do saneamento há alguns dias”, não tendo o problema sido resolvido.

O BE não culpabiliza a Junta de Freguesia, mas considera que a Câmara, apesar de ter a viatura 4×4 avariada, “no meio dos equipamentos, ferramentas e serviços da autarquia, ou até fora dos serviços municipais”, poderia ter arranjado uma solução.

A agência Lusa contactou a autarquia, mas não foi possível obter uma resposta.

Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.