Biblioteca Municipal de Tondela acolhe exposição “Jharna-Kala” de Sri Chinmoy

29.04.2019 |

A Biblioteca Municipal de Tondela vai receber, de 03 a 30 de maio, a exposição de pintura “Jharna-Kala”, de Sri Chinmoy.

O artista é conhecido pela utilização não convencional de esponjas personalizadas nos seus trabalhos gráficos, nos quais exibe traços e formas alargados do tipo plumado. 

Recorre ainda, frequentemente, a marcadores para produzir os sempre alegres desenhos de pássaros, utilizando linhas do tipo Zen.

De 1974 a 2007, Sri Chinmoy criou mais de 140.000 peças de arte mística abstrata, juntamente com quase 16 milhões de desenhos de pássaros simbolizando a liberdade da alma humana.

Nascido a 27 de agosto de 1931, na pequena vila de Shakpura, em Bengala Oriental, atual Bangladesh, Sri Chinmoy passou a maior parte da sua juventude numa comunidade espiritual no sul da Índia, onde teve a oportunidade de assimilar as raízes da sabedoria oriental e ocidental e de desenvolver a sua própria visão interior e dedicação por um mundo melhor. 

Escritor, poeta, músico, artista e filósofo, Sri Chinmoy era um amante da prática desportiva, demonstrando que a harmonia interior alcançada através da meditação pode ser uma fonte tangível de força exterior.
A mostra, que tem entradas livres, pode ser vista de segunda a sexta, das 09h00 às18h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra aos domingos e feriados.

Comments are closed.