Bispo de Viseu preocupado com falta de sacerdotes

02.06.2017 |

O bispo de Viseu, Ilídio Leandro, considera que a sua diocese começa a sentir falta de sacerdotes, antevendo que daqui a oito anos o número possa cair para pouco mais de metade, não ultrapassando os 50 párocos.

“Na nossa diocese estamos a começar de sentir falta de sacerdotes. Somos das dioceses mais privilegiadas, pelo número de sacerdotes em proporção às paróquias. Porém, prevejo que daqui a oito anos não tenhamos mais de 50 párocos”, destacou.

Durante o encontro que realiza anualmente com os jornalistas, Ilídio Leandro, sublinhou na quinta-feira à noite que a diocese de Viseu tem atualmente 114 padres, embora só 91 sejam párocos, divididos pelas 208 paróquias.

De acordo com o bispo de Viseu, a média de idades dos sacerdotes da sua diocese ronda os 66 anos, sendo o número de párocos atual o ideal em proporção ao número de paróquias existentes.

“Neste momento, temos o ideal, os 91 são um número ideal e a Diocese de Viseu também tem atraído alguns padres de fora, o que dou graças a Deus. Estão dois de Benguela e temos também dois do Brasil e vem agora mais um em setembro, um jovem”, referiu.

Ilídio Leandro considera que Viseu é a segunda diocese melhor posicionada em número de párocos em proporção ao número de paróquias, logo a seguir à de Lamego.

Também este mês, a 25 de junho, serão ordenados três novos sacerdotes.

Comments are closed.