Bloco de Esquerda questiona Governo sobre poluição do Rio Criz, em Tondela
12.05.2020 |
O Grupo Parlamentar do BE – Bloco de Esquerda questionou novamente o Ministério do Ambiente, sobre a poluição do Rio Criz, com origem na Zona Industrial da Adiça, em Tondela.
Na pergunta, entregue ao Governo, o BE relata “as várias disparidades nas informações veiculadas em três documentos diferentes, nomeadamente quanto à poluição e valores identificados pelo SEPNA e pela autarquia em autocontrolo ou ainda do verificado pela APA/ARH Centro e a entrada em funcionamento do tratamento físico-químico”.
Entretanto “O Movimento Água de Dardavaz”, que continua a recolher assinaturas para enviar para todos os órgãos de representação locais e nacionais, denuncia que “nem mesmo a pandemia veio reduzir a poluição, antes pelo contrário, em pleno estado de emergência e em período de quarentena, as descargas ilegais no coletor de águas pluviais foram diárias, assim como os rejeitados da ETAR do município sem tratamento”.
Adiantam os responsáveis pelo Movimento que a ETAR continua a rejeitar águas residuais fora dos parâmetros estipulados por lei.
“Podemos mesmo verificar muita espuma à superfície da água após rejeição, perto do Rio Criz, sinal evidente de contaminação dos recursos hídricos e falta de oxigénio nos rejeitados”, pode ler-se num comunicado enviado à Emissora das Beiras.
Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos nossos próximos blocos informativos.