Bombeiros de Tondela comemoram 94 anos
19.09.2017 |
Os 94 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela foram assinalados, a 16 de Setembro, com uma romagem ao cemitério, cortejo e missa solene, para além de desfile motorizado de viaturas e da tradicional sessão solene evocativa da efeméride.
Em dia de aniversário, o presidente da Assembleia da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, Arménio Leite Marques, enalteceu o trabalho e a entrega voluntária dos soldados da paz.
Já o comandante da corporação de Tondela, durante o seu discurso, enumerou os objectivos que o comando, por si liderado, conseguiu concretizar, desde 2011, como ter um corpo coeso e eficaz, dotar o corpo activo de equipamentos de protecção individual, melhorar a qualidade de socorro prestado, entre outros. Ainda assim, Carlos Jorge Dias lembrou que houve outros aspectos que ficaram aquém das expectativas como “algo que incentive os bombeiros a permanecer no quadro activo e a aquisição de um veículo de socorro de assistência especial, que ainda não foi possível concretizar.”
O Presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, António Mano, sublinhou a sintonia existente entre comando e direcção que facilita a concretização das prioridades da corporação.
Por parte da Federação de Bombeiros do distrito de Viseu, o presidente, José Amaro, salientou a importância do trabalho dos bombeiros voluntários, deixando inclusive um apelo ao Município de Tondela para que “não deixe de olhar para os bombeiros como os melhores parceiros e para continuar a reconhecer a multiplicidade de serviços que são prestados, sempre na garantia do bem estar das populações”.
Entretanto, o comandante operacional distrital, Miguel Ângelo David, deixou, aos bombeiros de Tondela, uma “mensagem calorosa, de apreço e de reconhecimento pelo elevado trabalho e competência que têm vindo a realizar”.
Já o representante do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses considerou, no seu discurso, que é necessário aumentar a segurança dos bombeiros. “Temos que melhorar a nossa segurança, nós temos a nossa missão para fazer, queremos salvar vidas, bens e pessoas, mas temos que ter sempre em mente a nossa segurança”, alertou José Alberto Requejo.
Por fim, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, frisou que, ao longo dos últimos 4 anos, a autarquia tomou decisões conjuntas importantes que permitiram a existência de recursos financeiros para se materializarem muitos dos objectivos alcançados, como é o caso dos protocolos estabelecidos com a Corporação e a criação recente da EIP – Equipa de Intervenção Permanente.