Bombeiros de Tondela mobilizados para incêndio de Proença-a-Nova

14.09.2020 |

5 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Tondela, com um veículo florestal de combate a incêndio (VFCI14), vão integrar o GRIF de Viseu (Grupo de Reforço para Incêndios Florestais), mobilizado para o incêndio que decorre em Proença-a-Nova.

Atualmente, encontram-se no local cerca de 829 bombeiros, apoiados de 272 viaturas e 12 meios aéreos.

O fogo que deflagrou em Proença-a-Nova no domingo regista um perímetro com mais de 55 quilómetros, disse hoje o responsável da Proteção Civil.

“Nas primeiras duas horas e 40 minutos [do início do incêndio] queimou quase 2.300 hectares. Manteve-se com esta energia durante toda a noite e ao contrário das expectativas de que a noite trouxesse alguns benefícios para combater [o fogo] isso não veio a acontecer”, afirmou o Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul, Luís Belo Costa, durante a conferência de imprensa que teve lugar no posto de comando, em Sobreira Formosa, no concelho de Proença-a-Nova.

Segundo o responsável, apesar do tempo “mais encoberto e fresco” que se registou hoje de manhã, o dispositivo de combate não tem conseguido “colocar meios a combater na linha de propagação do incêndio” que alastrou aos concelhos de Oleiros e Castelo Branco.

As aldeias que motivam mais preocupação à Proteção Civil situam-se todas no concelho de Oleiros, já que estão na linha de propagação do incêndio, que tem “uma frente muito viva e com uma carga de combustível disponível extraordinária”.

“A nossa ação está, neste momento, muito confinada àquilo que é a defesa de pessoas e do parque habitacional”, acrescentou, referindo que tem sido impossível o combate direto à cabeça do incêndio, sendo a estratégia seguida neste momento a de se retirar energia nos flancos do fogo.

Para além do vento e da orografia, o comandante realçou as dificuldades de combate numa zona de “mancha florestal contínua” e com uma “rede viária muito deficitária”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.