Câmara de Tondela com saldo de gerência superior a 8,5 ME em 2019

22.06.2020 |

A Câmara de Tondela aprovou, na última reunião do executivo, as contas de 2019, nas quais se contabiliza um saldo de gerência superior a 8,5 milhões de euros (ME) e um valor da dívida total dentro dos limites legais.

“[As contas] atestam a sustentabilidade financeira do Município de Tondela, num quadro de rigor, responsabilidade e transparência”, refere o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus.

A Câmara adianta, em comunicado, que as contas de 2019 foram aprovadas na tarde da passada quinta-feira, em reunião do executivo, com cinco votos a favor (PSD) e dois contra (PS), com “um saldo de gerência de 8.696.250,26 euros”.

“A 31 de dezembro, o município apresentava um valor da dívida total dentro dos limites legais, correspondente a 0,34 vezes a média da receita líquida, calculada nos últimos três anos (cálculo provisório), sendo que o limite da dívida total é de 1,5 a média daquela receita”, conta.

O documento explica que “a execução orçamental global da despesa é de 56,60%, enquanto a execução orçamental global da receita é de 75,30%” e “o passivo exigível total é de 6.324.099,33 euros, tendo reduzido mais de um milhão de euros comparativamente com 2018, sendo perto de 645 mil euros referentes à amortização da dívida bancária no exercício” do ano transato.

“Já o resultado líquido do exercício de 2019 ultrapassou os 512 mil euros, um valor que reflete a capacidade do município em gerar proveitos, para fazer face aos seus custos e criar margem para continuar a consolidar investimento”, esclarece.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.