Câmara de Viseu garante que os serviços municipais responderam com rapidez à chuva intensa

27.08.2019 |

Viseu enfrentou na tarde de ontem, dia 26 de agosto, chuvas intensas, que causaram inundações em vários pontos da cidade, causando constrangimentos diversos.

De acordo com uma nota da autarquia viseense, “o elevado e anómalo nível de pluviosidade registado durante aproximadamente duas horas obrigou os serviços do Município, das Águas de Viseu e dos Bombeiros Sapadores de Viseu a responderem a cerca de uma centena de ocorrências, devido sobretudo a inundações em via pública, habitações e limpezas de via. Foi ainda registada a queda de duas árvores”.

Nos Bombeiros Sapadores de Viseu foram contabilizados a partir das 15h45 e até ao início da noite 60 pedidos de ajuda, que foi prestada por 40 operacionais, apoiados por 17 viaturas.

O Município de Viseu faz um balanço positivo da capacidade de resposta do dispositivo que foi ativado.

“Tratou-se de uma situação excecional, para a qual nenhuma cidade está preparada. Realço, todavia, a resposta pronta e eficaz dos serviços municipais e da Proteção Civil, que em poucas horas resolveram todas as situações”, explicou a vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo.

Já o 2.º Comandante dos Bombeiros Sapadores de Viseu, Rui Nogueira, adiantou que a resposta das forças de socorro e segurança foram as adequadas a este tipo de fenómenos atmosféricos.

“Foram empenhados os meios adequados, e poderíamos ter empenhado mais se a situação o justificasse. Viseu já enfrentou fenómenos idênticos e até de maior dimensão”, observou.

Além das equipas já referidas, estiveram no terreno a equipa de sapadores florestais e a Polícia Municipal, que contaram com o apoio da PSP e GNR nas respetivas áreas de jurisdição.

Comments are closed.