Viseu: Câmara lança aplicação digital para visitar museus e centro histórico

06.04.2021 |

A Câmara de Viseu anunciou que está disponível, para instalação nos telemóveis, a aplicação “Walk Viseu”, um guia digital para as visitas aos museus municipais, que reabriam no dia 06, e ao centro histórico da cidade.

“A aplicação “Walk Viseu” já está disponível para ‘download’ e faz visitas guiadas através do telemóvel dos visitantes. Está disponível em português, inglês, espanhol, francês, língua gestual portuguesa e gesto internacional”, revela um comunicado da autarquia.

Segundo a nota de imprensa, a aplicação “coloca à disposição dos visitantes da cidade-jardim uma nova ferramenta que permite visitas guiadas seguras, e ao ritmo de cada um, aos museus municipais e centro histórico” enquanto o cidadão se desloca nas visitas.

“Trata-se de uma ferramenta com grande potencial e que chega no momento certo, tendo em conta a abertura gradual da economia e dos espaços culturais. Tenho a certeza que será de grande utilidade numa fase posterior” para os turistas, considera a presidente da Câmara Municipal, Conceição Azevedo.

Esta aplicação tem utilidade “a quem visita a cidade e é de fora do país, pois poderá ficar a conhecer melhor toda a riqueza e património que Viseu tem para oferecer”, sustenta Conceição Azevedo.

Trata-se de “uma solução tecnológica, intuitiva e inclusiva com recurso aos seus dispositivos móveis. Com a aplicação, em cada museu municipal, os visitantes têm a possibilidade de ler e ouvir a descrição de cada uma das salas, onde lhes são referenciadas informações chave para a compreensão das exposições”, adianta a autarquia.

Fazem parte da rede de museus municipais o Museu de História da Cidade, o Museu Almeida Moreira, o Polo Arqueológico de Viseu, com a coleção arqueológica José Coelho, a Casa da Ribeira, o Museu do Quartzo, o Museu do Linho de Várzea de Calde e a Quinta da Cruz.

No caso do circuito turístico pelo centro histórico, os visitantes têm “acesso a 27 pontos de informação que podem selecionar através de um mapa da cidade”, onde também podem verificar o local onde se encontram.

Toda a informação, continua a nota de imprensa, “é disponibilizada de forma escrita e áudio, em português, inglês, espanhol e francês” e possui também “uma versão em português adaptada ao público infantil”.

A nota de imprensa especifica ainda que inclui vídeo em língua gestual portuguesa e em gesto internacional e “permite instalar apenas o idioma que o visitante pretende, ocupando o espaço essencial para o seu correto funcionamento”. 

“Com a APP Walk Viseu damos mais um passo na integração das novas tecnologias no dia-a-dia do nosso concelho. Ainda assim, o aspeto que considero mais disruptivo na ferramenta é a sua orientação para a inclusão, estando disponível para ser utilizada por pessoas com necessidades especiais. A cidade de Viseu está preparada para ser fruída por todos”, destaca Conceição Azevedo.

O desenvolvimento da aplicação foi coordenado pelo Município de Viseu e financiado em 90% pelo Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio ao Turismo Acessível e a aplicação é totalmente gratuita e está disponível para os sistemas Android e iOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.