Câmara Municipal de Tondela anuncia 10 dias de Ficton

Realiza-se de 9 a 18 de setembro a edição deste ano da Ficton – Feira Industrial e Comercial de Tondela. Para o autarca local o certame é a “maior afirmação e projeção do concelho”. José António de Jesus garantiu, em conferência de imprensa esta tarde, “uma programação muito diversificada”. Pelo palco vão passar nomes como António Zambujo, Tony Carreira, Raquel Tavares, Rosinha, Olavo Bilac, Adriana Lua, Expensive Soul e Top Genius. Para além da vertente musical, destaque, também, para o artesanato, atividades desportivas, desfile de moda e mostras gastronómicas, entre outras iniciativas. Para a realização da Ficton deste ano a autarquia vai gastar cerca de 220 mil euros: entre 75 e 80 mil euros só para montagem de stands e iluminação decorativa e 140 mil para o conjunto de produção musical como concertos, luz e geradores.

As entradas foram sempre gratuitas e sê-lo-ão ainda em 2016. A autarquia admite, no entanto, numa futura edição, poder vir a cobrar bilhetes pelas entradas em alguns dias em função dos artistas do cartaz, garantindo que o custo, residual, não seja impeditivo para a adesão do público.

Em edições anteriores, excetuando a de 2015 pelas condições climatéricas adversas, estima-se, terão passado pelo certame 7/8 mil pessoas diariamente. No total dos dez dias da edição de 2016, em condições favoráveis, são esperados entre 60 e 80 mil visitantes. Com enfoque na heterogeneidade, as várias áreas contarão com cerca de 180 expositores.

Cartaz principal Ficton 2016