Caramulo: 7ª Gala da Montanha fechou e consagrou a excelente época de 2023

21.02.2024 |

Perto de duas centenas e meia de pessoas lotaram a sala que serviu de palco à 7ª Gala da Montanha, na vila do Caramulo, promovida pelo Consórcio promotor do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.

A cerimónia, organizada pelo Caramulo Racing Team, arrancou com o discurso de boas-vindas, da Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges. A edil anfitriã “salientou o prazer que sentimos por acolher este evento e o orgulho por termos no Caramulo, ano após ano, uma prova com muito impacto integrada neste importante campeonato, mercê do extraordinário trabalho organizativo assumido pelo Targa Clube, em colaboração com o Caramulo Racing Team”, assumindo o interesse da autarquia na “continuidade da Rampa do Caramulo, pela sua importância regional e nacional”.

De seguida, o presidente da FPAK, Ni Amorim, salientou a “trajetória de crescimento que a modalidade tem vivido nos últimos anos, fruto do Promotor, das autarquias, dos pilotos e das equipas, com a Montanha a reforçar cada vez mais a sua popularidade. Tem sido feito um excelente trabalho de comunicação e divulgação, sendo um dos principais frutos desta popularidade o crescente número de pilotos em cada prova. Estou convicto que 2024 ainda será melhor, até porque, com a ajuda da FPAK, os meios de divulgação irão ser substancialmente melhorados”.

Logo a seguir à sua intervenção, Ni Amorim foi alvo de uma homenagem por parte do Caramulo Racing Team, assinalando a sua forte ligação enquanto piloto à Rampa do Caramulo.

Como sempre, a 7ª Gala da Montanha premiou os pilotos participantes, no Campeonato Portugal de Montanha JC Group e que estivessem presentes na gala.

Para além dos que lograram ter classificação homologada no fecho da temporada de 2023, também receberam um premio de participação todos os pilotos que participaram em pelo menos três provas do CPM, CPCM, CPLM, e CPM 1300.

Por seu lado, o JC Group, mecenas principal do Campeonato de Portugal de Montanha, voltou a ser distinguido com o Galardão de Mérito, prémio que também foi entregue aos Municípios de Tondela, Murça, Setúbal, Braga, Covilhã, Santa Marta de Penaguião, Boticas e ainda à Irmandade da Penha.

O momento de emoção mais intensa deu-se quase no fim da Gala e mesmo antes da consagração final do pódio absoluto do CPM JC Group 2023.

Foi tempo da entrega da edição 2024 do Prémio Paulo Ramalho, galardão instituído pela APPAM. Criado em 2018, é atribuído todos os anos a entidades, pilotos, clubes, autarquias ou outras individualidades a quem a APPAM reconheça a mérito para receber essa distinção.

E a escolha de 2024 não poderia ter sido mais consensual. Nuno Guimarães, o consagrado e popular “Capitão da Montanha” foi o laureado, mercê das quase duas décadas de dedicação máxima à modalidade. Enquanto piloto, tem já 107 provas disputadas, vários títulos, sendo ainda de destacar a sua carreira de dirigente da APPAM desde a sua fundação.

Por fim, deu-se a apresentação do calendário da época 2024, cujo arranque competitivo acontecerá já nos dias 16 e 17 de março, cabendo, desta feita, à Rampa da Arrábida assumir as honras da abertura, com a 33ª edição da Rampa do Caramulo a acontecer a 13 e 14 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.