Caramulo Motorfestival espera mais de 30 mil visitantes num programa para toda a família

06.09.2019 |

É já neste fim-de-semana que todos os caminhos vão dar ao Caramulo para a XIV edição do maior festival motorizado realizado em Portugal.

Organizado pelo Museu do Caramulo e em parceria com o Automóvel Club de Portugal, o Caramulo Motorfestival espera os mais de 30.000 visitantes que anualmente rumam ao evento com um programa repleto de novidades, variedades e feito a pensar não apenas nos amantes dos motores, mas também em toda a família.

Um dos pontos mais altos será, como já é tradição, a Rampa Histórica Michelin. Com a parte desportiva a cargo do Clube Automóvel de Viseu, esta prova direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição contará com a participação de mais de 80 automóveis nas duas vertentes da prova, Regularidade e Velocidade.

Paralelamente, e como é tradicional no Caramulo Motorfestival, o programa conta ainda com diversos passeios e encontros de automóveis, como o Encontro Porsche, o Passeio Honda S2000, o   Passeio Clube Desportivos 80 e 90, o Passeio Mazda MX-5 de Cabelos ao Vento, o Encontro dos Japoneses, o Passeio do Clube CRX.PT, o Passeio Peugeot 205 GTI/CTI/Rallye, o Passeio Caramulo TT ou o Passeio 200 Milhas, além das estreias do Passeio Alfa Romeo, Passeio Abarth e do Passeio Citroën entre muitos outros. As duas rodas também estarão representadas em peso no Encontro das Café Racers, no Encontro das Cinquenta, na concentração Vespa Caramulo, no Passeio Ducati ou na Raiada do Caramulo, dedicada às bicicletas antigas, contando ainda com a estreias do Encontro das Motos Antigas e do Encontro Mini Honda.

Incontornável neste evento é a presença de pilotos de renome nacional e internacional convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre este encontram-se Markku Alén, piloto que detém o título de maior número de estágios no Campeonato Mundial de Rali, que se estreia no evento e que irá fazer as delícias dos amantes de rali e da velocidade. Juntam-se a ele, ainda, Filipe Albuquerque, o piloto português que compete em provas de resistência dos campeonatos IMSA, ELMS e FIA WEC ou André Villas-Boas, que é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos, tendo já participado em provas como a Baja Portalegre 500 de 2016 ou o mítico Rally Dakar, como pela sua carreira como treinador.

Para assinalar os 40 anos da Rampa Histórica Michelin, o Caramulo Motorfestival vai ainda contar com a presença de vários pilotos que correram na prova nos 70 e 80 como Albino Abrantes, Ni Amorim, António Rodrigues, Edgar Fortes, Araújo Pereira, António Barros ou Alcides Petiz.

Ao longo dos três dias, o evento conta com uma programação forte, cheio de experiências, animação e muitas novidades para as crianças. Entre estas destaca-se a Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões dentro do pavilhão desportivo que contará com a Pista Júnior Prio, uma pista de karts eléctricos e um comboio para crianças, entre outras atracções. Esta área inclui ainda um Gaming Center repleto de jogos e simuladores entre outras atracções, como por exemplo experiências de Realidade Virtual ou a presença da Xbox. Além da pista de TT, o público terá à sua disposição uma pista de Trial, onde além de poderem assistir a demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilotos profissionais, poderão realizar baptismos de Trial em motos eléctricas.

À semelhança da edição de 2018, o Caramulo Motorfestival será transmitido em directo por um canal de televisão na TV cabo, assim como em Live Streaming para todo o mundo via internet. A cobertura vai abranger todo o evento, incluindo a Rampa Histórica Michelin, os bastidores, os subeventos e entrevistas aos pilotos e participantes, entre outros.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o Prio Air Show, um espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em vôo de demonstração ou acrobático.

O Museu do Caramulo apresenta ainda a exposição temporária “Supercarros”, dedicada às criações da “alta-costura” da indústria automóvel e .que apresenta um verdadeiro alinhamento de luxo, como o Lamborghini P400 SV Miura, o Ferrari F40, o Bugatti EB 110, o Mercedes- Benz SLR, o Ford GT, o Mercedes-AMG GT R, o McLaren 675 LT MSO, o Lamborghini Aventador S, o Porsche 911 GT2 RS ou o LaFerrari, exclusivo e valioso modelo da casa de Maranello.

Estarão ainda patentes durante o evento as “Brinquedos do outro mundo”, dedicada aos brinquedos da era espacial, a exposição de arte contemporânea “Black Box: Potlatch”, com curadoria de Julião Sarmento, que conta com obras de seis artistas plásticos como Leonor Antunes, Juan Araujo, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, António Bolota e Carolina Pimenta e ainda a exposição “Rampa do Caramulo – 40 anos” que mostra imagens, vídeos, factos, troféus e outras peças relacionadas com a prova, além de uma moto que participou, e venceu, a Rampa do Caramulo nos anos 80.

O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal e conta com o apoio da Bentley, Castrol, Sagres 0.0%, Porsche, Alfa Romeo, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Fidelidade, Ascendum, Alpine, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

Foto: desporto.sapo.pt

Comments are closed.