Castro Daire: CIM Viseu Dão Lafões realiza ações de fogo controlado

30.03.2023 |

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou que, no âmbito da prevenção aos incêndios rurais na região, realizou uma ação formativa de fogo controlado nos concelhos de Castro Daire e Vouzela, distrito de Viseu.

A ação inserida no projeto LIFE Landscape Fire decorreu durante três dias e “visou o intercâmbio na divulgação e experimentação de conhecimentos e práticas de uso do fogo controlado e impacto dos incêndios”, assim como “analisar os seus métodos e resultados”.

Uma iniciativa que, no entender do presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, tem “dado um contributo, cada vez maior, para o reforço da capacidade do território em prevenir e combater incêndios rurais”.

“Neste domínio, todo o trabalho que temos promovido, numa escala intermunicipal, tem sido possível por via de uma estreita colaboração entre a CIM e diversas entidades envolvidas”, afirma o secretário executivo, Nuno Martinho.

Além dos 14 municípios associados da CIM, fazem parte do projeto o Comando Territorial de Viseu da GNR, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do comando sub-regional de Viseu Dão Lafões e com as corporações de bombeiros do território. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.