Ciclovia de Viseu vai começar a ser construída
18.10.2019 |
A Câmara de Viseu aprovou hoje a adjudicação da primeira fase de execução da ciclovia da cidade por cerca de 580 mil euros.
No final da reunião do executivo, o presidente da Câmara, Almeida Henriques, disse aos jornalistas que a obra tem um prazo de execução de 210 dias e visa a construção do primeiro troço do projeto, com uma extensão de 5,7 quilómetros.
Segundo o autarca, trata-se do quarto procedimento concursal relativo a este projeto, atendendo à ausência de propostas nos anteriores.
A ciclovia insere-se no projeto global do MUV – Mobilidade Urbana de Viseu, orçado em 30 milhões de euros e que inclui a construção de três novos parques de estacionamento, o novo Centro de Operações de Mobilidade e Transporte, transporte a pedido e a plataforma eletrónica “MUV na palma da mão”.
Almeida Henriques anunciou que, como o concurso público para a reabilitação do edifício do Orfeão de Viseu não teve concorrentes, o município teve de lançar um novo procedimento concursal.
Na sua opinião, terá sido o preço base do concurso e a “elevada complexidade” da obra que terão levado à não existência de propostas, apesar de 18 empresas terem inicialmente mostrado interesse e levantado o caderno de encargos.
“Hoje mesmo é lançado um novo procedimento concursal, com o agravamento do preço base em 30% (passa de 947 mil euros para 1,2 milhões de euros), esperando que o mesmo tenha consequência”, referiu.
Almeida Henriques disse ainda aos jornalistas que o parque canino, construído junto ao Rio Pavia, abre no sábado, mas sem cerimónia de inauguração, atendendo às condições climatéricas previstas.
Com uma área de 720 metros quadrados, o parque canino tem equipamentos para a realização de atividades lúdicas ou de aprendizagem/treino, uma casa de banho para uso dos animais e bebedouros para animais e donos.
O município investiu 72 mil euros na construção deste espaço.

Foto: nit.pt